O dia é hoje.
A hora é agora

Priscyla
Furlan

fechar

Close

Transformando Sonhos em Realidade

Todos nós temos muitos sonhos que gostaríamos de realizar, mas o caminho rumo a esta realização nem sempre é fácil e tranquilo. Quanto mais claramente soubermos quais são estes sonhos, mais condições teremos de trabalhar para realizá-los.

Um "Projeto de Vida" é a forma mais organizada para orientar nossa caminhada rumo a estes sonhos. Esta ferramenta nos ensina a formular metas concretas para aspectos diversos de nossa vida, combinando-as para facilitar o nosso encontro com a verdadeira felicidade.

As oito saúdes e o Projeto de Vida

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu que um projeto de vida deve contemplar oito saúdes ou áreas de nossa vida - prefiro chamá-las de esferas - para as quais devemos estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Vejamos quais são elas:

Esfera Física: está relacionada ao nosso corpo, ele é o mecanismo pelo qual podemos manifestar a nossa essência e, quanto mais saudável estiver, mais condições teremos de viver plenamente.

Esfera Familiar: trata de nossos relacionamentos familiares, da convivência harmoniosa e amorosa com nossos pais, filhos, irmãos e cônjuges. Esta esfera exige de nós um discernimento muito grande sobre os momentos em que devemos ceder, dividir, compartilhar, falar, calar, etc. É curioso como, ao longo da vida, temos a oportunidade de exercer os diversos papéis desta relação.

Esfera Espiritual: não está relacionada à religião. Espiritualidade é a forma pela qual encontramos a paz de espírito e manifestamos o nosso amor pela vida.

Esfera Intelectual: diz respeito ao aprendizado. Não aprendemos somente dentro de salas de aula, é importante olharmos ao nosso redor e reconhecer as mais diversas formas de aprendizado que a vida oferece. Na grande maioria das vezes o aprendizado pode requerer investimentos, não os encare como simples despesas.

Esfera Social: como nos relacionamos com a sociedade em geral. Trata da nossa contribuição para viver numa sociedade mais justa e humana e do quanto colaboramos para que as pessoas ao nosso redor tenham uma vida mais feliz e digna.

Esfera Profissional: a profissão que escolhemos será o nosso grande vínculo com o mundo e a forma pela qual vamos empregar nossa energia para transformar o mundo dia após dia.

Esfera Financeira: expressa o nosso relacionamento com o dinheiro, precisamos ter consciência de que ele a forma com que vamos sustentar nossa existência e realizar muitos de nossos sonhos. Não devemos encarar o dinheiro como algo sujo, não existe sensação melhor do que utilizar o dinheiro que ganhamos com esforço para grandes realizações: a casa própria, presentear a quem amamos, realizar uma viagem internacional, etc.

Esfera Ambiental: é a forma como nos relacionamos com o nosso planeta, as ações que devemos tomar para que ele permaneça habitável para as próximas gerações.
Perceba que estas esferas estão completamente interligadas e que, para alcançar uma determinada meta de uma esfera, muitas vezes você deverá estabelecer metas auxiliares em outras esferas.
Um projeto de vida bem escrito pode nos ajudar a viver com mais felicidade e equilíbrio, transformando nossos sonhos em REALIDADE!

Loading...
Loading...